Importância da Segurança Alimentar

A segurança alimentar é a garantia de que todas as pessoas, em qualquer momento da vida, tenham acesso econômico, físico e social a alimentos nutritivos e seguros para uma vida saudável e ativa. Com isso, a ideia é baseada em quatro pilares: utilização, disponibilidade, acesso e estabilidade.

Utilização: relacionada à forma como cada alimento será utilizado pela população para satisfazer as necessidades nutricionais.

Disponibilidade: diz respeito à quantidade de alimentos disponíveis para toda a população, considerando a logística de transporte.

Acesso: ligado à capacidade e facilidade das pessoas de obterem alimentos em quantidades suficientes para o cotidiano.

A Insegurança Alimentar no Brasil

Em diferentes locais ao redor do Brasil, muitas pessoas estão em insegurança alimentar e não possuem acesso a uma boa alimentação. Por isso, se torna necessária a presença do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que promove o acompanhamento e monitoramento da situação nutricional e alimentar ao redor do país.

A execução da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional relaciona não só a sociedade civil como um todo, mas também os esforços feitos pelo poder público. Nos programas estratégicos, existe a distribuição de alimentos, o apoio à agricultura urbana e periurbana, o acesso à água, entre outras ações necessárias para uma melhor segurança de vida. De acordo com o dado do relatório da ONU (SOFI 2024), até o ano passado, 2,5 milhões de pessoas ainda vivem em situação de insegurança alimentar em todo território brasileiro.

UM PRATO DE COMIDA TRANSFORMA!

A Importância das Ações Coletivas

Com isso, a necessidade de diferentes ações para garantir a segurança alimentar para toda a população mundial é essencial. Nesse caso entra a importância das cozinhas solidárias. As cozinhas solidárias têm como objetivo diminuir essa insegurança e fazer com que o máximo de pessoas consiga se alimentar de forma nutritiva e saudável. Com o passar do tempo, as cozinhas conseguiram ajudar diferentes famílias, não só no âmbito alimentar, mas também cultural, já que estão relacionadas às raízes das pessoas que criam cada prato. Dessa forma, o fórum das cozinhas consegue aumentar o número de pessoas que têm refeições concretas diariamente.

Caso você queria apoiar pessoas em estado de insegurança alimentar, clique aqui.

Fonte 1, fonte 2


Quer saber mais?

Veja mais sobre a história do Fórum.

Fique por dentro de tudo que tem acontecido no Fórum das Cozinhas Solidárias:

Rolar para cima